Reconhecimento de Marca
dezembro 7, 2021O que é reconhecimento de marca?
O termo reconhecimento de marca refere-se à capacidade dos consumidores de identificar uma marca específica por seus atributos em detrimento de outra. O reconhecimento da marca é um conceito utilizado em publicidade e marketing . É considerado bem-sucedido quando as pessoas são capazes de reconhecer uma marca por meio de pistas visuais ou auditivas, como logotipos , slogans, embalagens, cores ou jingles, em vez de serem explicitamente expostas ao nome de uma empresa. As empresas costumam realizar pesquisas de mercado para determinar o sucesso de suas estratégias de reconhecimento de marca.
PRINCIPAIS VANTAGENS
O reconhecimento da marca é a capacidade dos consumidores de reconhecer uma característica de identificação de uma empresa em relação a um concorrente.
Uma empresa é percebida como tendo um reconhecimento de marca bem-sucedido quando os consumidores são capazes de reconhecê-la apenas por meio de pistas visuais ou auditivas, mesmo sem ouvir o nome da empresa.
O departamento de marketing de uma empresa fornecerá as dicas que serão então comercializadas para os clientes.
As dicas que podem levar ao reconhecimento da marca podem vir na forma de nomes, marcas, logotipos e jingles.
Como funciona o reconhecimento da marca
Uma marca é um nome, logotipo, palavra, slogan ou qualquer outra característica de identificação que separa o produto ou serviço de uma empresa de outros no mercado . Uma marca está entre os ativos mais importantes que uma empresa possui, pois representa a empresa e ajuda a mantê-la na mente dos consumidores. As marcas são normalmente protegidas por marcas registradas .
As empresas investem muito tempo e dinheiro para criar o reconhecimento da marca.
Para que o reconhecimento da marca funcione, as empresas precisam encontrar uma maneira de ajudar os consumidores a relembrar sua marca.
O departamento de marketing de uma empresa geralmente apresenta pistas diferentes – tanto de áudio como visuais – para ajudar a diferenciar sua marca no mercado. Eles podem fazer isso usando logotipos, cores, marcas ou jingles.
Para medir o reconhecimento da marca e a eficácia das campanhas promocionais e de marketing , muitas empresas realizam pesquisas de mercado por meio de experimentos em grupos de estudo ou foco. Tanto os testes de evocação com e sem ajuda podem ser usados nesses grupos. Com produtos semelhantes , o reconhecimento da marca geralmente resulta em vendas mais altas, mesmo se ambas as marcas forem de qualidade igual.
Quer saber mais? Conheça nosso Estabeleça o Reconhecimento da Marca