Estratégia de Social Media, não é bicho de 7 cabeças

janeiro 21, 2023 Por mgrocks 0

O marketing de Social Media não é mais uma opção para uma marca ou empresa, é uma necessidade. Com tantos dados demográficos ativos nas redes sociais em escala global, é onde você deseja se engajar, influenciar e converter.

Para entender o porquê, basta olhar para estas estatísticas do Digital 2022: Global Overview Report :

  • Existem 4,6 bilhões de usuários ativos de Social Media – quase 60% da população mundial
  • O tempo médio gasto todos os dias nas mídias sociais é de 2,27 horas
  • 2022 viu um aumento nos usuários do TikTok , YouTube e Instagram
  • As pessoas usam um número médio de 7,5 plataformas por mês

Pense no sucesso da duradoura campanha #ShotOniPhone da Apple nos canais de Social Media ou no desafio #GettyMuseum para se inspirar na coleção de Getty durante a pandemia de coronavírus.  

Detalharei os elementos mais importantes do marketing de Social Media.

  • O que é uma estratégia de social media?
  • Quais são os benefícios de ter uma estratégia de social media?
  • Estratégia de marketing de social media versus estratégia de conteúdo de social media
  • O que é uma estratégia de engajamento de social media?
  • Quais são as etapas na construção de uma estratégia de social media?
  • Qual é um bom exemplo de estratégia de social media?
  • Estratégia de social media para pequenas empresas

O que é uma estratégia de social media?

Simplificando, uma estratégia de social media é um plano que descreve suas metas de social media, as táticas usadas para alcançá-las e as métricas rastreadas para medir o desempenho.

Sua estratégia não precisa ser complicada. O que você quer é um plano simples e específico com mensuráveis ​​significativos. Isso ajudará você a identificar os canais e táticas que são bem-sucedidos, em comparação com aqueles que falham.

Confira este webinar para descobrir como dar um pouco de amor à sua estratégia de social media!

Por fim, sua estratégia de social media deve impulsionar o conhecimento da marca e o engajamento nos canais de social media para seu público-alvo. 

Quais são os benefícios de ter uma estratégia de social media?

Você pode ter executado uma campanha de social media bem-sucedida ou um grande envolvimento em seu conteúdo postado. Esse sucesso único é alcançável. No entanto, a parte difícil do marketing de social media é a consistência. Você entende por que aquela campanha ou postagem fez sucesso? Você pode replicá-lo facilmente?

Pode ser assustador pensar em criar uma estratégia de social media, mas ela trará muitos benefícios tangíveis para sua empresa , como

  • Uma direção para todas as suas atividades de social media
  • Melhorar o conhecimento da marca
  • Ofereça atendimento e suporte ao cliente social
  • Melhore a segmentação entre os públicos
  • Direcione e aumente o tráfego do site
  • Personalizar conteúdo
  • Gerar leads de melhor qualidade
  • Crie oportunidades de influenciadores de social media 
  • Promova seu conteúdo exclusivo que pode se tornar viral (lembre-se do desafio do balde de gelo da ELA ?)
  • Ofereça postagens de comércio social e de compra
  • Dados que você pode analisar e medir

Como você pode ver, há enormes benefícios nas mídias sociais, portanto, criar uma estratégia servirá para atingir suas metas de negócios e impulsionar o envolvimento do cliente.

Embora o marketing de conteúdo e o marketing de social media estejam intimamente ligados, há uma diferença entre eles.

Uma estratégia de marketing é o ponto de partida se você deseja direcionar e aprimorar suas atividades de social media. Envolve alguns elementos-chave, como pesquisa de público, construção de persona, escolha da plataforma de social media e muito mais.

Uma estratégia de conteúdo se concentra nos formatos e saídas de conteúdo. Portanto, deve-se observar a criação de conteúdo, mensagens e tom, agendamento de conteúdo etc.

Dividimos as principais áreas envolvidas em ambos:

O que é uma estratégia de engajamento de social media?

Sua estratégia de engajamento de social media é importante, pois cria conexões com seu público nas redes. Ele ajuda você a gerenciar sua comunidade por meio de canais de social media e a construir sua marca. 

Os dois propósitos principais de uma estratégia de engajamento são:

  • Gerencie sua comunidade: isso pode ser feito oferecendo conselhos por meio de um blog, respondendo a comentários em postagens, respondendo a consultas em canais e entrando em contato com enquetes ou pesquisas para saber mais sobre sua base de clientes. 
  • Aumente seus seguidores: a interação é importante aqui, portanto, ofereça conteúdo valioso, como conteúdo de vídeo envolvente, envolva clientes em potencial com conteúdo gratuito ou ofertas da concorrência ou simplesmente demonstre que sua marca é ativa e útil, respondendo em suas redes para atrair pessoas

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) pode desempenhar um papel fundamental aqui, pois é a evidência das pessoas que apoiam sua marca falando sobre isso, em vez de vir de sua empresa ou equipe de marketing. 

Quais são as etapas na construção de uma estratégia de social media bem-sucedida?

Agora que você entende os fundamentos de uma estratégia de social media, vamos às etapas específicas que você precisa seguir para criar uma. Também destacaremos onde integrar sua estratégia de conteúdo e estratégia de engajamento em suas atividades gerais de social media para garantir que todas as bases sejam cobertas.

Aqui estão sete etapas para criar uma estratégia de social media bem-sucedida, que inclui:

1) Estabeleça metas para o seu negócio

Vale a pena gastar tempo nesta fase, pois entender e definir seus objetivos de social media determinará o restante de sua estratégia.

Pense no que sua empresa deseja alcançar com as mídias sociais e entenda que os objetivos de marketing e de negócios são diferentes. É uma maior conscientização da marca no mercado, para saber mais sobre seu público, expandir seus seguidores ou gerar mais leads? Você pode querer atingir todos esses objetivos, mas é crucial anotar cada um deles, pois eles envolverão táticas diferentes nas mídias sociais.

Ao definir suas metas, defina seus principais indicadores de desempenho (KPIs) para entender quais métricas de social media são importantes .

Para ter sucesso nas mídias sociais, defina métricas para cada canal que você usa. Por exemplo, no Facebook, alcance, engajamento e impressões são importantes, enquanto no Instagram interações e descobertas são fundamentais.

Além das métricas básicas, você pode se aprofundar e rastrear a taxa de crescimento do público, a taxa de amplificação (a taxa que os usuários compartilham seu conteúdo) ou a taxa de viralidade . Existem muitas métricas que você pode usar para rastrear o sucesso, então restrinja-as ao que é importante para o seu negócio.

2) Pesquise seu público

Para criar mensagens e conteúdos personalizados, você precisa entender quem é seu público e o que ele deseja. A melhor maneira de conseguir isso é realizar pesquisas de mercado por meio de pesquisas online, entrevistas com seus clientes ou pela criação de um grupo de foco.

Outra maneira de descobrir mais sobre seus clientes e sua comunidade é ouvir socialmente . Muitas ferramentas podem ajudá-lo a fazer isso nas redes sociais, incluindo BuzzSumo ou Followerwonk.

Ambos os métodos ajudarão a informar suas personas de comprador, que combinam seu perfil de comprador e percepções do comprador para criar uma imagem de seu cliente ideal. Você pode ter mais de uma persona para capturar os diferentes insights, dados demográficos e pontos problemáticos.

Se precisar de ajuda para criar personas de comprador, nosso modelo útil ajudará você a começar. 

3) Pesquise seus concorrentes

A pesquisa de concorrentes é uma parte crucial da sua estratégia de marketing social. Isso ajuda você a entender o que seus concorrentes estão fazendo no espaço social, como quais plataformas eles usam e campanhas que executam.

Você também pode ver qual é a mensagem deles, o conteúdo produzido e a frequência das postagens. Ao entender como eles se envolvem com os clientes e o sucesso desse envolvimento, você pode imitá-lo ou tomar outra direção para capturar a atenção dos clientes.

4) Escolha suas plataformas sociais

A questão não é se você deve ser ativo nas mídias sociais, é como escolher os melhores canais para o seu negócio .

Pode ser confuso no começo, pois há muito por onde escolher. No entanto, não cometa o erro de estar presente em todos eles por estar presente, alguns não irão se adequar ao seu negócio ou conteúdo. Então, como você restringe suas escolhas e otimiza o conteúdo para cada rede social ?

Facebook: como uma das maiores plataformas de social media e a mais antiga, o Facebook oferece uma maneira direcionada de se envolver com clientes em potencial e clientes. Muitos tipos de conteúdo funcionam bem nessa plataforma e o Facebook Live oferece uma maneira de se conectar com os clientes por meio de vídeo. Aqui está um guia simples para configurar uma página de negócios do Facebook .

Instagram: A plataforma visual perfeita, o Instagram continua a ser um sucesso entre o público mais jovem e teve um grande crescimento nos últimos anos. É uma ótima plataforma para mostrar produtos e se conectar com influenciadores para aumentar sua base de clientes . Além disso, com as compras no aplicativo chegando ao Instagram em breve por meio de postagens de compra , os clientes poderão comprar na plataforma. 

LinkedIn: O LinkedIn é o lugar ideal para empresas B2B e também oferece oportunidades para B2C. Ele fornece às empresas uma maneira de se conectar no espaço B2B tanto organicamente quanto por meio de publicidade paga . O conteúdo que funciona bem nesta plataforma são blogs, white papers, eBooks e conteúdo relacionado ao setor. 

Twitter: o Twitter é uma plataforma em tempo real, o que significa que seu conteúdo deve ser oportuno e relevante. Pode ser um ótimo canal de atendimento para as marcas, pois permite respostas rápidas e suas hashtags ajudam a descobrir conteúdos novos e em alta. Há um jeito de usar hashtags com sucesso , então reserve um tempo para descobrir como usá-las nas redes sociais. Descubra como usar o Twitter de forma eficaz para o seu negócio com nosso blog detalhado. 

TikTok: como um dos canais de social media de crescimento mais rápido, o TikTok é um ótimo lugar para conteúdo de vídeo. Conhecido por seus vídeos curtos e peculiares, está se desenvolvendo rapidamente como uma plataforma e pode ser usado de forma eficaz para marketing . Para conteúdo gerado pelo usuário, você não pode vencer o TikTok e é um ótimo lugar para colaborações de influenciadores. Confira esta ferramenta de influenciadores se você deseja acompanhar possíveis parcerias.

YouTube: Alguém em algum lugar agora está assistindo a um vídeo do YouTube. Isso é o quão popular é! É o playground de um profissional de marketing, pois fornece uma maneira de se conectar com os clientes de uma forma que fornece informações, mas também pode oferecer entretenimento. Se você é uma marca que cria muitos vídeos, principalmente instruções ou tutoriais, esta pode ser a plataforma para você. Confira nosso blog sobre 10 maneiras de aumentar seu canal do YouTube para começar com um estrondo.

Pinterest: O Pinterest tem tudo a ver com descoberta social. É um lugar onde as pessoas vão se inspirar com imagens e vídeos. Os milhões de pins que ele exibe abrangem tudo, desde decoração de casa a receitas e é ótimo para curadoria de conteúdo – como um quadro de humor social. Você pode descobrir como usar o Pinterest para o seu negócio em nosso blog.

5) Planeje seu conteúdo

Agora que você fez sua pesquisa e decidiu sobre as plataformas de social media certas, é hora de pensar em seu conteúdo e abordagem. Para ajudá-lo a começar, confira nosso guia de estilo de social media .

Vamos planejar seu conteúdo em etapas simples:

  • Crie um tom para suas páginas. Tom é como você quer que o mundo veja e fale com sua marca. Você é formal ou informal? Você usa humor ou seu negócio é mais sério? Cada plataforma também tem sua própria personalidade, então você quer falar de forma diferente em cada uma e mostrar a personalidade da sua marca ?
  • Crie temas de conteúdo ou blocos de conteúdo. Veja qual é o seu USP e veja quais temas ou grupos de conteúdo você pode criar. Por exemplo, se você for um resort ou hotel de viagens, poderá criar um bloco de conteúdo sobre bem-estar apresentando seu spa e receitas saudáveis. Outro balde de conteúdo pode ser sobre a sua localização, o que torna esse lugar único e interessante, é a vida selvagem, o cenário, etc.? Se você precisar de ajuda com a criação de conteúdo, existem ótimas ferramentas por aí.
  • Crie um calendário de conteúdo. É fundamental postar regularmente nas redes sociais e um calendário pode colocar alguma ordem na sua postagem, especialmente se você estiver postando em vários canais. Existem dias e horários ideais para redes também, então leve isso em consideração e descubra quando postar no TikTok e os melhores horários para postar no Instagram .
  • Agende seu conteúdo. Pode ser difícil acompanhar o ritmo das mídias sociais e, se você postar regularmente, manter um cronograma é importante para manter a consistência.

O que faz um bom post de social media? 

É fácil criar postagens, mas dedicar um tempo para criar um bom conteúdo valerá o esforço em termos de alcance e engajamento. Então, como você garante a criação de bons posts?

  • Monitore o desempenho do conteúdo – é importante analisar seu conteúdo para ver o que funciona e o que não funciona
  • Otimize seu conteúdo – Ajuste seu conteúdo para otimizar seu desempenho   
  • Pense em novos ângulos para o seu conteúdo – o humor funcionaria ou os depoimentos em vídeo de clientes anteriores? Não se prenda à mesma mensagem e formato o tempo todo, tente coisas novas.
  • Conteúdo de teste A/B – experimente diferentes versões de conteúdo em plataformas para ver o que funciona melhor. Existe uma palavra-chave que ressoa melhor ou cores diferentes geram um engajamento melhor? 
  • Rastreie seus KPIs – Consulte seus KPIs para garantir que você está no caminho certo com seu conteúdo

Não existe uma solução mágica para criar um bom conteúdo. Trata-se de divulgar o conteúdo, analisá-lo, otimizá-lo e tentar algo novo.

6) Gerencie e envolva sua comunidade

O melhor das mídias sociais é que elas criam conexões e essas conexões podem se tornar comunidades. As comunidades são coisas maravilhosas, pois criam engajamento e impulsionam o reconhecimento da marca.

Uma comunidade ativa é algo incrível, pois pode criar defensores da marca e atrair novos clientes. Mas uma comunidade precisa ser nutrida, então você precisa dedicar um tempo para construí-la e depois aumentá-la.

Um elemento-chave para gerenciar e envolver uma comunidade de social media é ser responsivo. Se um cliente tiver uma dúvida ou comentário, responda rapidamente e seja útil. À medida que a social media se torna mais popular como uma forma de contato com os clientes, inevitavelmente haverá reclamações. Certifique-se de responder positivamente e descubra como você pode tornar a experiência deles mais positiva para evitar uma crise de social media . 

Envolva sua comunidade fazendo perguntas por meio de enquetes ou pesquisas. Isso faz com que eles se sintam parte da comunidade, mas também pode ajudá-lo a descobrir mais sobre sua base de clientes.

7) Aumente seus seguidores

Não adianta ter um canal de social media se você não conseguir novos seguidores. Aumentar seu público é uma parte importante de qualquer estratégia de social media e você precisa usar táticas para alcançá-lo.

Existem duas maneiras de aumentar seu público: organicamente ou por meio de publicidade paga. Para o primeiro, o conteúdo é crucial, pois ajudará a atrair usuários e gerar engajamento. Por exemplo, você pode realizar uma competição ou oferecer imagens dos bastidores de como é trabalhar para sua marca.

Lembre-se de que você sempre pode promover uma plataforma em outra. Por exemplo, seus usuários do Facebook podem estar interessados ​​em seu feed do Instagram. Promova uma postagem que envie as pessoas pelos canais para ver o impacto.

Usando publicidade paga, você pode definir um orçamento diário e segmentar um grupo de usuários. Use um rastreador de campanha de mídia paga para ficar por dentro de todas as campanhas. Você também pode trabalhar com influenciadores para promover um de seus produtos. Os micro-influenciadores podem ser muito úteis, especialmente em nível local, se você for um restaurante ou bar tentando atrair as pessoas.