15 Exemplos de Pitch de Elevador

dezembro 14, 2021 Por mgrocks 0

Pitch, pode parecer até o nome de uma peça de um Elevador, mas é apenas uma peça de como apresentar seu negócio, em um determinado tempo (normalmente, muito curto), o tempo de uma descida de elevador.

Se você deseja se preparar para uma conversa profissional de sucesso, precisa se apresentar de uma forma convincente.

Esteja você em uma entrevista, em um evento de networking ou apenas teve um encontro espontâneo com alguém em sua linha de trabalho, um simples discurso de elevador é uma maneira eficaz de entregar um resumo rápido e pessoal de você para os outros.

O Que É Um Pitch de Elevador?

Um argumento de venda é um resumo curto, mas memorável, de você mesmo, apresentado na forma de um discurso persuasivo que você pode usar para se apresentar ou o que tem a oferecer.

O termo foi cunhado com base na quantidade de tempo que deve levar para fazer o discurso, que é cerca de 30-60 segundos ou cerca de 75 palavras.

Um argumento de venda de elevador, também conhecido como discurso de elevador, é útil quando você deseja explicar conceitos de forma rápida e clara. 

Ajuda a despertar o interesse na pessoa a quem está falando sobre quem você é e o que faz.

O tom ou discurso também ajuda a dar uma resposta rápida à pergunta “O que você faz?”.

É por isso que deve ser tão convincente que, depois de terminar de falar, a outra pessoa goste de você o suficiente para lhe dar dinheiro pelo seu produto ou contratá-lo para o trabalho.

Idealmente, os argumentos de venda devem ser curtos e amáveis, mas também devem desencadear uma conversa significativa sem o discurso de vendas forçado.

Você pode usar um argumento de venda de elevador em várias situações. Por exemplo, você pode usá-lo como uma boa estrutura ao planejar responder a perguntas em uma entrevista de emprego, ou como uma carta de apresentação e uma declaração resumida que diz às pessoas quem você é.

Os argumentos de venda também são úteis em eventos de networking, durante encontros espontâneos como coquetéis ou no supermercado. Você também pode usá-lo em palestras ou em seus perfis online.

Quer seja a sua primeira vez ou se você for um profissional experiente, compartilharemos os 15 melhores exemplos de argumentos de venda para ajudá-lo a resolver qualquer situação em que se encontrar.

Melhores Exemplos de Argumento de Venda

Se você deseja criar um argumento de venda informativo e envolvente, aqui estão alguns ótimos exemplos nos quais você pode se inspirar e encontrar aquele que melhor se adapta à sua proposta de valor e personalidade.

1. O Argumento Formal

Se você deseja que as pessoas se interessem, você precisa apresentar um argumento de venda formal que capture sua proposta de venda exclusiva.

Esse tipo de argumento de venda é ideal para quando você tiver uma reunião e precisar se vender ou vender seu produto da forma mais profissional possível. Certifique-se de se vestir formalmente antes de fazer sua apresentação.

Exemplo de um argumento de venda formal

Meu nome é John Doe, CEO da XYZ Inc. Nossa empresa lida com software de terceirização para proprietários de pequenas empresas que precisam de ajuda com tarefas rotineiras e repetitivas de suporte de escritório.

Ao contrário do software concorrente, nossa ferramenta de terceirização identifica seus pontos fracos e fornece um relatório com recomendações valiosas para ajudá-lo a saber as tarefas exatas a terceirizar.

Gostaria de uma avaliação gratuita para saber como funciona?

2. O Argumento de Venda

Quando você está lançando um argumento de venda para empreendedores ou proprietários de negócios, o argumento de venda não será o mesmo de outros encontros. É ainda mais difícil vender para este lote, porque muitas vezes hesitam quando alguém quer lhes vender algo novo.

Usar exemplos de negócios para explicar o problema e como você o resolverá o ajudará com esse tipo de argumento de venda. Idealmente, você deve explicar o que faz de maneira simples, não excessivamente técnica.

Identifique sua proposta de negócio exclusiva, use números para comprovar seu valor, faça perguntas envolventes e tenha seus cartões de visita prontos . Você pode não ter sucesso na primeira vez, mas continue tentando várias vezes até ter sucesso.

Exemplo de um argumento de venda para proprietários de empresas e empreendedores

Minha empresa fornece conteúdo valioso para blogs de negócios e corporativos (o que sua empresa faz).

Isso significa três coisas: valor agregado para o seu público-alvo, dois: aumento do tráfego e três: maior engajamento, que aumentam drasticamente as vendas, a receita e o crescimento dos negócios (proposta de negócios única).

Ajudamos nosso último cliente a aumentar sua receita em 150% ano a ano (números concretos por trás de seus resultados).

A sua empresa tem alguma experiência com marketing de conteúdo (pergunta envolvente)?

3. Estatísticas que Chamam a Atenção

Esse argumento de venda começa com um gancho, que inclui estatísticas inteligentes que chamarão a atenção do ouvinte.

Você precisa ter dados concretos para fazer backup de suas estatísticas e garantir que sejam precisas antes de fazer o arremesso. No final da apresentação, feche o círculo, conectando como você pode ajudar a resolver a estatística para o ouvinte.

Exemplo de um argumento de venda de elevador com estatísticas

Você sabia que apesar da presença de smartphones mais baratos, apenas 48% da população mundial possui um smartphone?

Isso é 3,8 bilhões de 7,7 bilhões, que é a população global total. Além disso, apenas 4,8 bilhões possuem um telefone inteligente e funcional, o que representa 62 por cento da população mundial.

Não é à toa que as marcas precisam de ajuda com pesquisa e design de produtos. Implementar ideias do consumidor pode diminuir o tempo gasto em P&D e ajudar a aumentar os produtos que atingirão o público-alvo.

4. Pitch de Elevador Curto e Doce

Os argumentos de venda são projetados para serem curtos e agradáveis, para que você possa transmitir seu ponto de vista sem parecer muito vendedores ou prolixos.

Como um dos tipos de argumento de venda de elevador mais comuns, não significa que seja o melhor, mas é um ótimo exemplo de um argumento de venda fácil e rápido para qualquer cenário. Ao trabalhar em um argumento de venda curto e suave, certifique-se de que seja curto, transparente e preciso, ao mesmo tempo que segue a regra dos 30 segundos.

Exemplo de um discurso de elevador curto e doce

O problema é que lidar com questões de suporte de escritório é difícil, independentemente do setor em que você está ou quão eficiente você é como gerente.

Mas uma boa estrutura de terceirização pode ajudá-lo a melhorar a produtividade, a comunicação e dar-lhe tempo para se concentrar em seu negócio principal.

Não tive que fazer malabarismos com muitos serviços de suporte nos últimos anos. Se você estiver interessado em saber como a terceirização pode ajudar sua equipe de gestão, ligue para mim e posso apresentar algumas ideias.

5. O Argumento de Venda De Uma Linha

One-liners são fáceis de lembrar, curtos e precisos. No entanto, você precisa ser capaz de fazer isso com seu ouvinte para que possa fazer uma grande saída que os deixará impressionados.

Ao contrário das frases simples que são previsíveis e entediam o ouvinte, você precisa criar argumentos de venda autênticos de uma linha que combinem com sua personalidade e com o que você faz. Dessa forma, você deixará o ouvinte com um pensamento que perdurará por muito tempo após a reunião.

Você pode compartilhar uma pergunta ou estatística surpreendente que ressoe com eles ou com seus negócios.

Exemplo de um passo de elevador de uma linha

Espera-se que um em cada quatro trabalhadores na América trabalhe remotamente até 2021. Isso representa um pouco mais de 26% da força de trabalho americana que deve trabalhar em casa por causa dos efeitos da pandemia global.

Com as ferramentas de trabalho remotas certas, esse número pode ser muito maior para empresas que precisam ser reduzidas ou reestruturadas.

A questão é: sua empresa pode se dar ao luxo de não usar software de trabalho remoto?

6. Argumento de Venda de Narrativa

Você também pode contar uma história pessoal ou usar depoimentos de clientes para pintar um quadro para seu ouvinte ou público-alvo.

Isso é especialmente útil se o que você está tentando explicar for complexo e precisar de mais de 30 segundos para ser feito. Uma história também adiciona uma reviravolta identificável ao seu discurso de elevador.

Exemplo de um argumento de venda para contar histórias

Temos um cliente que fez a transição de um sistema legado para um sistema totalmente automatizado este ano e precisava de ajuda para garantir que os sistemas se unissem e funcionassem bem.

Com nossa ajuda, eles conseguiram economizar 30% dos custos e obter mais tempo para se concentrar em seus negócios principais.

7. O Argumento de Venda do Elevador Relatável

Usar uma anedota pessoal identificável é uma ótima maneira de chamar a atenção do seu ouvinte e envolvê-lo.

Isso não apenas os ajuda a se relacionar com o que você está dizendo, mas também a levar sua solução para casa. Esse método também adiciona mais peso e ajuda você a fazer uma conexão pessoal com o ouvinte, em vez de tentar obter uma venda rápida.

Exemplo de um argumento de venda identificável

Estou feliz por finalmente ter conhecido você. Como está o trabalho?

Ouvi dizer que você estava lutando com problemas de suporte de escritório. Minha equipe e eu lutamos com isso por um tempo, até que terceirizamos esse braço do nosso negócio.

Começamos a ver melhorias em nosso trabalho e produtividade geral . Espero que você encontre uma solução que funcione para sua organização.

8. Use as perguntas

Se você deseja tornar seu argumento de venda fácil de compreender para o ouvinte, pode usar perguntas. Isso não apenas desperta o interesse neles, mas também os força a participar da conversa, em vez de você apresentar um discurso de 30 segundos para eles.

Você pode começar e / ou terminar com uma pergunta que fará o ouvinte pensar sobre seu argumento de venda, mesmo depois de você ter saído da sala.

Exemplo de um argumento de venda de elevador com perguntas

Você já sentiu que gasta muito tempo com o trabalho de suporte do escritório e isso está afetando seu core business?

Conversei com várias pessoas que compartilham frustrações semelhantes. Eu costumava trabalhar longas horas todos os dias gerenciando o escritório da frente, tarefas administrativas e recados apenas tentando equilibrar tudo junto.

Mas sabe de uma coisa? Desde que começamos a terceirizar nosso trabalho, temos sido capazes de realizar muito mais do nosso trabalho principal.

Você já tentou terceirizar suas funções de suporte de escritório no passado?

9. O Pitch de Elevador Com Um Toque Cômico

Nem todos os argumentos de venda são criados em torno de questões sérias. Você ainda pode adicionar um toque cômico ao seu discurso de elevador para envolver o ouvinte, especialmente ao fazer uma apresentação.

Isso também atua como um quebra-gelo, especialmente se você estiver se encontrando com o grupo pela primeira vez e precisar criar harmonia.

Você pode adicionar um vídeo divertido ou GIF entre os slides para iluminar as coisas e deixar todos à vontade. No entanto, certifique-se de que o tom se ajusta ao tom da sua empresa e à ocasião.

Exemplo de um argumento de venda de elevador com um toque cômico

Você sabia que o cérebro humano só pode lidar com duas tarefas por vez?

Isso explica por que não posso comer e digitar ao mesmo tempo. Talvez seja por isso que as teclas do meu teclado ficam presas o tempo todo.

Mas, falando sério, acho que é por isso que tantos proprietários de empresas se esforçam para fazer tudo e fazem malabarismos com funções diferentes apenas para fazer o trabalho do cliente.

Ao terceirizar seu trabalho, você pode se concentrar em seu negócio principal e deixar as tarefas rotineiras e repetitivas para os especialistas.

10. O Argumento de Venda Escrito

Muitos discursos começam com um esboço geral que o orienta sobre o que falar e o que incluir ao preparar seu discurso.

Você pode escrever todo o seu discurso de elevador do início ao fim. Desta forma, você pode criar um fluxo poético e um discurso instigante, a partir do qual você pode apresentar seu argumento de venda.

No entanto, você precisa praticar muito para memorizar o tom e tê-lo ao seu alcance.

Exemplo de argumento de venda escrito

Olá, meu nome é Sam! É tão bom finalmente conhecê-lo. Você trabalha para a XYZ Inc. certo?

Já ouvi muito sobre eles. Na verdade, ouvi dizer que você precisa de especialistas em terceirização para o seu trabalho de suporte de escritório. Pela minha experiência, qualquer empresa – seja aquisição ou vendas – precisa de ajuda para coordenar seu trabalho e suas equipes.

O trabalho pode ficar caótico, principalmente com a atual crise global, razão pela qual a terceirização é importante. É por isso que criamos uma ferramenta de software que ajuda você e sua equipe a organizar as funções de suporte de escritório em um só lugar.

Você já pensou em terceirizar suas tarefas administrativas?

11. O Argumento de Venda Impulsionado Pelas Emoções

O discurso de elevador impulsionado emocionalmente é um pouco mais difícil de criar em comparação com os que vimos até agora.

Você terá mais chances de conquistar seus ouvintes se puder criar e entregar um argumento de venda com base nas emoções. Isso ocorre porque eles estariam mais dispostos a compartilhar sua experiência com outras pessoas em sua linha de trabalho ou indústria.

Certifique-se de compartilhar emoções que são mais leves para iluminar o clima na sala e evitar que a conversa se direcione para emoções pesadas que beiram o lado mais sombrio das coisas.

Exemplo de um argumento de venda impulsionado pelas emoções

Pode ser parecido com qualquer outro software, mas se você olhar mais de perto, ele realmente está ajudando os proprietários de negócios a economizar tempo e custos que, de outra forma, teriam gasto fazendo o trabalho eles próprios.

Não apenas isso, mas a terceirização de software ajuda os proprietários de negócios a cultivar melhores relacionamentos com seus clientes e realmente gostam de fazer seu trabalho, porque não precisam mais se concentrar em funções de suporte.

Isso é algo difícil de conseguir, mas é algo que todo empresário procura.

12. A Credibilidade Que Impulsiona o Pitch de Elevador

Esse tipo de argumento de venda demonstra sua autoridade perante o ouvinte ou o público. Também reforça o quão fortemente você não gosta de um determinado problema e usa uma metáfora comum para destacar a facilidade que você ou sua oferta trazem.

Exemplo de um argumento de venda para aumentar a credibilidade

Como profissional de desenvolvimento de negócios na XYZ Inc., converso com centenas de proprietários de empresas todos os meses. E 98 por cento deles odeiam ter que lidar com problemas de suporte de escritório. Não é apenas tedioso, mas demorado e geralmente não é sua prioridade mais alta.

É aí que entra nossa ferramenta de terceirização. A ferramenta extrai de seus dados para identificar as tarefas mundanas e repetitivas que tomam seu tempo e fornece um relatório com recomendações sobre o que terceirizar e o que manter.

13. O Argumento de Venda de Elevador Com Final Surpreendente

O argumento de venda de elevador final surpreendente é eficaz porque ilustra o valor do seu produto ou serviço de uma forma criativa. Você também deve comparar a situação atual do seu ouvinte com uma situação melhor que ele almeja.

Exemplo de um discurso de elevador com um final surpreendente

Você quer saber quanto tempo gasta em tarefas de suporte de escritório vis-à-vis conquistar novos clientes e realizar o trabalho do cliente.

Mas, você percebe que gasta tanto tempo em ligações, tarefas, tarefas burocráticas e administração que mal tem tempo para concluir o trabalho do cliente ou obter novos leads e clientes . Quanto tempo você levaria para concluir tudo em um dia?

Se você tivesse o software de terceirização da XYZ Inc, você já saberia. Ele identifica os problemas em seu escritório e as tarefas mundanas ou repetitivas de seus dados e cria um relatório com recomendações.

14. O argumento de venda do elevador para verificar a realidade

O argumento de venda de elevador para verificar a realidade é projetado para despertar a frustração em seu ouvinte com base em seus pontos fracos. Além disso, os ajuda a perceber os verdadeiros benefícios de sua oferta e como seu produto ou serviço funciona com um exemplo simples.

Exemplo de um argumento de venda de elevador para verificar a realidade

Todos os dias, o proprietário médio de uma pequena empresa passa quase metade do dia tentando conciliar o suporte do escritório com o trabalho do cliente empresarial.

Na maioria das vezes, o trabalho do cliente mal é olhado, ou pior, pode ser ignorado à custa de outras tarefas repetitivas e mundanas.

XYZ Inc. é um desafio, pois armazena todos os seus dados de negócios e fornece um relatório com recomendações . Por exemplo, você obterá gráficos de pizza das tarefas que realiza todos os dias, meses ou semanas junto com o tempo gasto em horas. Isso ajuda você a ver o que pode terceirizar para que possa se concentrar em seu negócio principal.

15. O Pitch do Elevador de Conexão Mútua

Esse tipo de argumento de venda ajuda a construir confiança com seu ouvinte ou público e usa referências que permitem compartilhar resultados que seu ouvinte pode verificar.

Exemplo de um passo de elevador de conexão mútua

No meu entendimento, temos um mútuo – João da Silva. Na verdade, ele é um de nossos clientes. Em sua empresa, ele conseguiu reduzir custos e economizar tempo, aproveitando nossa solução de terceirização.

Como vocês são parceiros do setor em escala semelhante, provavelmente verão resultados semelhantes em seu próprio negócio.

Gostaria de saber mais sobre o que fizemos pelos negócios do João e o que poderíamos fazer por você?

Como Escrever Um Argumento de Venda Eficaz

Aqui estão algumas dicas sobre como escrever e fornecer um argumento de venda eficaz:

  • Desenvolva o argumento de venda com foco em seu histórico e objetivos imediatos
  • Pratique o argumento e refine-o.
  • Evite falar muito rápido
  • Consulte a posição da pessoa ou empresa ao falar
  • Fale naturalmente e com uma voz forte para não soar muito ensaiada ou fazer o tom parecer forçado
  • Use uma linguagem simples que qualquer ouvinte possa entender e guarde o jargão para entrevistas técnicas

Conclusão

Esteja você fazendo um argumento de venda para você mesmo ou em nome de sua empresa, um argumento de venda, ou pitch de elevador é uma ótima maneira de organizar seus pensamentos e se preparar para o negócio real.

Qualquer um desses 15 argumentos de venda em nossa lista é uma ótima maneira de iniciar uma conversa e despertar o interesse de seu público. 

Para obter os melhores resultados, adapte-os à situação em questão e ao seu público-alvo.

Mas se você já tem seu Pitch, me conte como ele é feito.